20 julho 2014

5 motivos para não tomar refrigerante

 Oi pessoal, há dois anos eu decidi ser mais saudável e não tomar qualquer tipo de refrigerante, foi muito difícil no começo, pois eu já tinha  um certo vício depois de  anos tomando refrigerante quase todos os dias desde criança. Mas fui crescendo e junto crescia também aquela pochete de gordurinha na barriga, eu decidi eliminar- lá. Então vai cinco motivos para não beber refrigerante.
  •  Envelhecimento acelerado

Qualquer refrigerante de cola (seja regular ou diet) contém fosfato, um ácido que dá a bebida seu sabor típico, fazendo-a também durar mais na prateleira. O mesmo ácido fosfórico está presente em outros alimentos (carne, leite e nozes), mas vem em quantidades muito maiores no refrigerante. Esse excesso pode levar a problemas cardíacos e renais, perda muscular e osteoporose, e até provocar envelhecimento acelerado. Um estudo de 2010 descobriu que ratos de laboratório que tomavam refrigerante morreram cinco semanas mais cedo do que ratos com dietas com níveis normais de fosfato.



  • Vilão de ossos e dentes saudáveis
A acidez dos refrigerantes, muito maior que a de frutas e alimentos naturais, é extremamente danosa ao esmalte dos dentes. Além de criar manchas e servir de alimento para as cáries, eles causam um desgaste acelerado do dente, que pode ficar hiper sensível ou até cair.A grande quantidade de fosfatos da bebida “rouba” o cálcio que forma ossos e dentes, provocando perda de massa óssea, enfraquecendo-os e levando posteriormente à osteoporose.

  •    Refrigerante pode causar câncer 
O  Centro de Ciência para o Interesse Público pediu à Administradão de Alimentos e Drogas americana que proibisse o corante artificial caramelo usado para fazer a Coca-Cola, a Pepsi e outros refrigerantes marrons. Isso porque dois elementos desse corante, 2-metilimidazole e 4-metilimidazol, são conhecidos por causar câncer em animais. Aparantemente, 16 microgramas por pessoa por dia de 4-metilimidazol já é o suficiente para representar uma ameaça de câncer. Qualquer refrigerante marrom contêm 200 microgramas por 570 ml.



  • Refrigerante pode  causar problemas neurológicos
O óleo vegetal bromado, ou BVO, na sigla em inglês, é um elemento encontrado em refrigerantes para manter seu aroma. É também um produto químico industrial usado como retardador de chamas em plásticos. Só isso já diz muito.  Refrigerante pode  causar problemas neurológicos. Encontrado em refrigerantes e bebidas esportivas baseados em citros, o produto químico pode causar distúrbios de memória e perda nervosa quando consumido em grandes quantidades. Os pesquisadores também suspeitam que o químico se acumula na gordura do corpo, podendo causar problemas de comportamento, infertilidade e lesões nos músculos do coração ao longo do tempo.


  • Refrigerante causa poluição da água

    Refrigerantes diet ou light não possuem açúcar, mas possuem adoçantes artificiais, que por acaso não quebram em nossos corpos, e nem no tratamento de águas residuais. Sendo assim, essas substâncias acabam entrando nos cursos de água das cidades.
    Em 2009, cientistas testaram amostras de água tratada, de rios e de lagos na Suíça e descobriram níveis de acessulfame K, sucralose e sacarina em todas as amostras (que são substâncias usadas em refrigerantes diet). Um teste parecido nos EUA também revelou a presença de sucralose nas estações de abastecimento de água.
    Os pesquisadores não sabem o que esses níveis dessas substâncias podem fazer com as pessoas, mas estudos anteriores haviam concluído que a sucralose em rios e lagos interfere com os hábitos de alimentação de alguns organismos.
    Refrigerante pode



Nenhum comentário:

Postar um comentário